quarta-feira, 20 de outubro de 2010

E que tal trocarmos a lógica da economia pela lógica da felicidade??!

Adicionar legenda
Já sabíamos que não existe relação proporcional entre desenvolvimento económico e felicidade!..
Segundo o Journal of Happiness Studies, "o PIB não tem uma relação causa/efeito com a nossa felicidade. Basta olhar para o top 5 das populações que mais felizes se dizem: Islândia (em bancarrota), Dinamarca, Colômbia (maior produtor de cocaína do mundo e que tem a mais alta taxa de homicídios per capita), Suíça e México." Dá que pensar se não é preferível aprender a ser felizes a resignarmo-nos perante as infelicidades da vida..
A ver.. 
http://www.ionline.pt/conteudo/82417-a-medida-da-felicidade



Já agora, ouçam!..
http://dl.dropbox.com/u/13618481/Os%20Azeitonas%20%7BR%C3%A1dio%20Alegria%7D%2001%20-%20Bom%20Dia%20Alegria%21%20%28Bloco%20Noticioso%29.mp3
Vivemos tempos conturbados, por isso sugiro que reflictamos, e como mote, a leitura da 'nova' obra de Mill, filósofo e economista inglês.

A Filosofia no ensino Secundário


Para que serve afinal o ensino da Filosofia no Secundário? Por que deixou de ser leccionada a disciplina no 12º ano? Como deve ser leccionada a filosofia no ensino secundário de forma a constituir ferramenta e mais-valia reconhecida por estudantes e profissionais?
HÁ imensas definições de filosofia, a própria tentativa de definir filosofia é filosofar. Atingir o fim último das coisas, descobrir o porquê da realidade, a arte de argumentar, aprender a pensar pela nossa própria cabeça, capacidade de problematizar, estudo da lógica, da aritmética, da razão, ética, moral, política, retórica, ambiente, técnica, ciência, direito, mitologia, conhecimento científico, psicologia, etc., etc.  - todas estas temáticas e mais algumas são abordadas pela filosofia. Aliás, a maioria das disciplinas que estudamos tem a filosofia a seu lado e, muitas vezes, na sua origem. Há 'uma' perspectiva filosófica em cada abordagem que fazemos acerca da realidade que nos envolve. Não se trata apenas de mera teorização de tudo, de reflexões inócuas e/ou românticas. Para que serve a filosofia - a ver: http://criticanarede.com/html/fa_10excerto.html ; Porquê estudar filosofia no secundário? É difícil ensinar filosofia ou a filosofar? Claro que é! Trata-se de encorajar os estudantes a pensarem por si próprios e a questionarem coisas que têm por adquiridas desde que se lembram de existirem...   -Desafio-vos a ler o artigo de Nigel Warburton http://w.criticanarede.com/html/ens_filsecundario.html

O Consolo da Filosofia

Numa época de austeridade e incertezas, o Consolo da Filosofia é uma viagem ao longo de 2400 anos de filosofia Ocidental. Focando-se na vida e trabalho de seis dos filósofos mais importantes de todos os tempos, Allainde Botton apresenta uma análise espirituosa e esclarecedora sobre o modo como a filosofia pode ser um consolo, inspirando-nos e constituindo uma motivação.
O Consolo da Filosofia para: A impopularidade; a falta de dinheiro; a frustração; a inadaptação; um coração destroçado; as dificuldades!.. Um compêndio indispensável de aconselhamento sobre o modo como lidar com as nossas angústias mais correntes e uma espantosa introdução à história e utilização da filosofia!
Também do autor: http://search.4shared.com/q/1/alain%20de%20botton

Curso de Consultor Filosófico

http://apefp.blogspot.com/
À semelhança de alguns países europeus, começamos a valorizar as potencialidades do conhecimento filosófico na realidade quotidiana. Introduzindo uma abordagem recente da filosofia em Portugal, a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, em conjunto com a Faculdade de Filosofia de Braga organizarão em Dezembro o 1º Curso em Portugal de Consultoria / Assessoria Filosófica. A ver: http://apefp.blogspot.com/


quarta-feira, 6 de outubro de 2010