quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Filosofia no ensino Secundário


Para que serve afinal o ensino da Filosofia no Secundário? Por que deixou de ser leccionada a disciplina no 12º ano? Como deve ser leccionada a filosofia no ensino secundário de forma a constituir ferramenta e mais-valia reconhecida por estudantes e profissionais?
HÁ imensas definições de filosofia, a própria tentativa de definir filosofia é filosofar. Atingir o fim último das coisas, descobrir o porquê da realidade, a arte de argumentar, aprender a pensar pela nossa própria cabeça, capacidade de problematizar, estudo da lógica, da aritmética, da razão, ética, moral, política, retórica, ambiente, técnica, ciência, direito, mitologia, conhecimento científico, psicologia, etc., etc.  - todas estas temáticas e mais algumas são abordadas pela filosofia. Aliás, a maioria das disciplinas que estudamos tem a filosofia a seu lado e, muitas vezes, na sua origem. Há 'uma' perspectiva filosófica em cada abordagem que fazemos acerca da realidade que nos envolve. Não se trata apenas de mera teorização de tudo, de reflexões inócuas e/ou românticas. Para que serve a filosofia - a ver: http://criticanarede.com/html/fa_10excerto.html ; Porquê estudar filosofia no secundário? É difícil ensinar filosofia ou a filosofar? Claro que é! Trata-se de encorajar os estudantes a pensarem por si próprios e a questionarem coisas que têm por adquiridas desde que se lembram de existirem...   -Desafio-vos a ler o artigo de Nigel Warburton http://w.criticanarede.com/html/ens_filsecundario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário